sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Após regressar

Nesta reunião, além e discutirmos à cerca dos pressupostos das duas primeiras unidades da TP5, nossas discussões giraram em torno do projeto, as cursistas têm muitas dúvidas sobre como colocar no papel a maneira que estão executando os projetos. Percebemos que nossos alunos também têm dificuldade de colocar no papel o que pensam, justifica-se então a escolha de muitas cursistas em desenvolverem seus projetos sobre a produção textual. Sobre a TP5, argumentaram sobre a importância de lermos os textos de nossos alunos percebendo a essência de seu pensamento e não somente os elementos estruturais. Após um caloroso debate, findaram por concluir que a coerência é um fator de maior relevância que a coesão, pois podemos ter textos sem coesão e ainda assim que sejam coerentes, entretanto, o contrário não é possível. Sobre o avançando na prática, adaptamos um que foi sugerido na TP, providenciei previamente, frases que recortei e coloquei em dois envelopes, a turma foi dividida em duas equipes, cada equipe recebeu um envelope. As equipes teriam que organizar as frases de maneira lógica e coerente, cada envelope possuía três frases. Para executar a atividade, as equipes teriam que observar além do tamanho e formato das letras, o sentido que construíam com as palavras. Teriam ainda que destacar o elemento coesivo de cada frase e explicar o sentido que ele gerava na frase. Foi uma atividade simples, fácil e muito boa para trabalharmos orações coordenadas e subordinadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário