terça-feira, 21 de julho de 2009

Antes das Férias

Esse último encontro que antecede as férias foi realmente incrível, compareceram mais cursistas do que eu mesma poderia prever.

As discussões à cerca de leitura foram muito ricas e todos concordaram que o maior problema que enfrentamos atualmente em nossas salas de aula é a dificuldade de interpretação de nossos alunos.

Levei para o encontro um texto intitulado”o Brasil lê mal” de Cláudio de Moura Castro, veiculado na revista Veja em março de 2002. Nessa publicação, o autor alega que esse não é um problema que assola somente as escolas públicas, mas também permeia o universo da rede privada, ele aponta como causa dessa dificuldade as estratégias erradas de leitura adotadas em sala de aula ou mesmo a falta de uma estratégia.

O autor afirma que os alunos se contentam com uma compreensão superficial do texto e depois se dão por satisfeitos passando a divagar sobre o que o autor poderia estar pensando, sobre o que evoca o texto.

As cursistas foram enfáticas em afirmar que não se pode pedir ao aluno para realizar uma leitura sem dizer qual o propósito da mesma, seja por fruição ou obrigação, há que se traçar os objetivos da leitura, ou o aluno ficará desnorteado e não saberá o que “procurar” no texto.

Foram unânimes também em dizer que o assunto abordado na leitura deve ser previamente discutido com os alunos para que seja feita uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema. esse é um fator que contribui muito na leitura final do aluno, pois ele vai agregar seu conhecimento prévio aos conhecimentos adquiridos após a leitura.

Como atividade prática, aproveitamos o momento festivo de nossa cidade que homenageia o padroeiro Senhor do Bonfim e achamos por bem tomá-lo como tema da tarefa. Foi pedido aos cursistas que se dividissem em dois grupos e que ambos desenvolvessem um texto convidando para a festa de nossa cidade ressaltando as características das festividades.

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