O primeiro texto a ser apresentado foi:
Venha prestigiar a FESTA DO SENHOR DO BONFIM de Bocaiúva: a mais tradicional festa religiosa do Norte de Minas.
Além das grandes festividades religiosas, há leilão, festival de prêmios, shows musicais e pirotécnicos, apresentações culturais e barraquinhas com muita comida típica.
O nosso padroeiro acolhe você do dia
A cidade está de braços abertos para receber você que é romeiro, visitante, turista, conterrâneo, pois bocaiúva tem sim, um lugar e um cantinho para todos que aqui vêm.
Acompanhe a programação no site www. senhordobonfim.net e nos cartazes espalhados pela cidade
( o texto foi escrito pelas cursistas Cidália Rosa, Flávia Avelar, Jeane Câmara e Neli Aparecida).
Eu gostei muito desse texto pois falou de todos os aspectos das festividades, fez uma intertextetualidade com o Hino de nossa cidade "Bocaiúva tem sim".
O segundo texto foi:
Bocaiúva pequena cidade do Norte de Minas Gerais, Portal de entrada do Vale do Jequitinhonha, tem apenas 47 mil habitantes e ocupa um espaço importante na história brasileira por ter gerado filhos ilustres que se destacaram nos vários segmentos sociais: políticos, sociólogos, Bispos, poetas, cantores e escritores.
Cidade da arte e da cultura. Quem nunca provou seu arroz com pequi? Nunca ouviu o toque do grupo do Congado do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do rosário? Bateu papo com o eterno Prefeito Wandick Dumont, namorou as bonecas da Maria, comeu a farinha do Morro-Alto e presenciou o namoro do Sol com a Lua?
Sua tradição religiosa surgiu através da imagem do Senhor do Bonfim, que em visita permaneceu provando a fé do povo. Tornou-se o padroeiro desta cidade que o louva e atesta a sua fé a cada ano, festejando-o grandiosamente na primeira quinzena de julho estendendo-se ao aniversário da cidade. Durante os festejos é visitada por romeiros, bocaiuvenses ausentes que prestigiam seus shows culturais e religiosos, barracas, festival de prêmios e leilões.
A festa do Senhor do Bonfim é a tradição maior desta cidade que é abençoada paternalmente pelos braços abertos do seu padroeiro.
(Texto escrito pelas Cursistas Maria Wolcadete, Vanuze Pacheco, Késia Bessoni e Maria de Jesus).
Também gostei muito deste texto, entretanto penso que as autoras fugiram da proposta: convidar para a festa, penso que o que elas fizeram foi uma divulgação da cidade e não da festa que era a proposta da atividade. Porém, para quem conhece a cidade de Bocaiúva, esse seria o retrato fiel de nossa cidade, elas abordaram a religiosidade que é marcante, falaram do eclipse que deixou bocaiúva mundialmente conhecida e pontuaram : nossa cidade é celeiro que grandes talentos, quando citam os setores nos quais bocaiuvenses ficaram amplamente famosos, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário